Armando Souza

21/06/2024 09h11

MAKE MUSIC DAY: A maior celebração musical do planeta

Em 21 de junho de 1982, o Ministério de Cultura da França criou uma espécie de “feriado musical”, conhecido como “Fête de la musique” ou “Make Music Day”. Eles imaginaram um dia para que as pessoas, instituições, agentes que atuam no segmento musical e afins pudessem se dedicar à algum tipo de performance artística ou atividade didática simultânea e universalmente, como forma de esclarecer a importância do fazer musical na saúde física, psíquica e emocional do ser humano. Além disso, visa estabelecer uma conexão musical entre amantes e apreciadores da música de forma ampla e, com isso, despertar o desejo no aprendizado de um instrumento e envolvimentos musicais conexos.

Diferente de um festival de música tradicional, a ideia foi concebida para que todos, profissionais ou não, pudessem realizar uma manifestação artística e, com isso, celebrar e se conectar com outros agentes culturais espalhados mundo afora de forma presencial, à distância, nas praças, esquinas, no campo, nas fachadas de lojas, calçadas, escolas de música e assim, compartilhar conhecimento, experiência e interação social.

A ideia deu tão certo que já foi abraçada por mais de 1000 cidades em 120 países, 5000 mil horas de eventos musicais já contabilizados.

Neste ano, pela primeira vez, o Congresso Nacional vai ser iluminado pela cor laranja para celebrar o Make Music Day e lembrar os inúmeros benefícios para quem faz uma atividade musical. Trata-se, portanto, da maior mobilização e engajamento da música no planeta.

A Associação Nacional da Indústria da Música-ANAFIMA, maior incentivadora do evento, agradece pois segundo a matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo, a indústria da música movimenta R$ 1,5 bilhão por ano, “o setor garante que já emprega mais do que as montadoras”, conclui o conceituado veículo de comunicação citado.

No Brasil já são mais de 40 cidades inscritas no Make Music Day. Aqui no Rio Grande do Norte será representado pela escola Oficina Livre de Música, situada no município Parnamirim, que está engajada no projeto desde as primeiras edições. Francisca Filha, diretora pedagógica da Oficina Livre de Música, garante: “organizamos uma linda programação para todos que alimentam o sonho de aprender a tocar um instrumento musical”, é sem dúvida um é evento que pode estar no calendário cultural de qualquer município, “uma excelente oportunidade para descobrir e soltar o talento que habita em cada um”, conclue a Diretora Francisca Filha.

As aulas do Make Music Day acontecerão na próxima sexta-feira (dia 21 de junho) e estarão inseridas na programação oficial da Escola Oficina Livre de Música. Para participar GRATUITAMENTE das experimentações basta o interessado entrar em contato com a escola pelo WhatsApp 84 99859-0024 e agendar seu horário e instrumento preferido, podendo ser até cinco modalidades por pessoa.

AGENDA CULTURAL MAKE MUSIC DAY

10h: Teclado e Violão

11h: Cavaquinho

14h: Bateria

15h: Teclado

16h: Violão

17h: Transmissão ao vivo pelo Instagram @oficinalivredemusica

        Roda de Violões

        Roda de Choro

 

Por Armando Souza

 

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Site: Make Music Day

Mais Informações: (84) 9 9859-0024

 

REDES

@armandopsouza

@oficinalivredemusica

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).