Wellington Duarte

Professor, economista, Cientista Politica, comunista, headbanger, flamenguista, americano e apreciador de Jack Daniels

04/09/2024 09h24
 
Eleições Municipais: em quem votar (parte 3). Apodi.
 
Lá no extremo oeste do RN situa-se o Território “Sertão de Apodi”, com seus 156 mil habitantes, onde o município Apodi se destaca : tem a maior área (1.602,5 Km²) e a maior população daquele Território (36.093, Censo 2022). 
 
Nesse município, 8 em cada 10 habitantes são eleitores. Se somarmos todos os que estão faixa etária que vai de 0 a 14 anos (6.420), com os eleitores (29.818), e isso contando com as 1.060 pessoas que tem mais de 80 anos, teremos mais eleitores do que população, mas em se tratado de eleições, nenhuma novidade
 
Bem, nas eleições deste ano, 2024, apenas duas candidaturas foram registradas. 
 
O jovem empresário Gilliard Oliveira, é o candidato da coligação “Apodi para Todos”, formada pelo PSD, Federação Brasil Esperança (PT/PCdoB/PV) e pelo União Brasil. Até o começo desse ano, Gilliard era aliado do atual prefeito Alan Silveira (MDB), que governa o município desde 2016, mas se mudou de mala e cuia para a oposição.
 
Gilliard deve ser o candidato da governadora e tem o apoio da senadora Zenaide Maia, que comanda o PSD local e que é esposa de um velho cacique, Jaime Calado; e também tem o apoio (vejam só) do PP de José Agripino, em processo de “transferência de poder” para o deputado federal Benes Leocádio. 
 
Já o outro candidato conta com o apoio do prefeito, e não preciso dizer o que isso significa. Sua coligação que tem o irresistível nome de “Continuar, Crescer e Avançar”, tem fortes apoios “externos”, como do poderoso presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, presidente do PSDB, um partido morto em nível nacional, mas que na taba, tem força política; do Solidariedade, do ex-governador Fábio Dantas e, portanto, da deputada estadual, Cristiane Dantas; pelo também influente deputado federal João Maia, que comanda o PP local; e o quase incipiente Solidariedade, de Wober Júnior, do Partido Social Democrático (PSD), candidato da coligação, que conta com a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e (pasmem) o União Brasil. PSD é presidido por Zenaide Maia, esposa de Jaime Calado, antigo aliado de João Maia, que é seu cunhado. Já o União Brasil, que apoiou Bolsonaro e hoje apoia (sic) Lula, é comandado pelo cacique José Agripino, que parece estar passando o comando para Benes Leocádio, atual deputado federal. E Sabino tem o reforço do deputado estadual Neilton Diógenes.
 
Fato relevante. Serão 69 candidatos a vereador, para preencher 13 vagas, hoje ocupadas exclusivamente por homens. 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).