Evandro Borges

Advogado e especialista em gestão pública.

11/10/2024 09h47
Evento do Programa LIDER/SEBRAE em Serra de São Bento/RN
 
Um belo evento aconteceu em Serra de São Bento no Restaurante Calabouço de Rossano Franco Molina, Vice-Presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável da Região das Serras do Agreste Potiguar. Pela primeira vez todo organizado pelos membros da Agência e pelos líderes que participam do Programa – LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, com o total apoio do Executivo Municipal, estando à frente da gestão a Prefeita Wanessa Gomes de Morais.
 
O evento foi bastante representativo, podendo destacar Serra de São Bento/RN e São José do Campestre/RN, com os Prefeitos, Vice-Prefeito eleito, Secretários de turismo, Presidente da Câmara Municipal, lideranças de toda Região, personalidades locais, contando com muito organização de logística, programação estabelecida, com muito entusiasmo dos participantes e uma área de beleza natural deslumbrante, que aporta para a Região como um dos polos vocacionados para o turismo receptivo do Rio Grande do Norte. 
 
O fórum contou com uma programação inicial repassando os três eixos definidos no curso do programa. Ambientação empreendedora, negócios rurais e turismo e cultura. Júnior Paulino foi o expositor de Ambientação empreendedora deu ênfase a parceria com SENAI destacando as atividades realizadas em Passa em Fica e com 380 empreendedores com a AGN em volume de negócios que atingiu a marca de R$ 1.336.900,00 com excelente impacto na economia.
 
Nos negócios rurais foi a vez de Marta Soares Ribeiro dando destaque para a parceria com o SENAR na assistência técnica e gerencial com os produtores de bovinocultura. Do evento do encerramento do algodão agroecológico em São José do Campestre que atingiu a marca de 70 toneladas resgatando uma vocação regional apoiado pelo Governo do Estado. Falou ainda a representante do Sindicato de Serra de São Bento – Nazinha da comunidade rural de Magalhães sobre a produção de hortaliças.
 
No turismo foi a vez da guia Janine Feliciane Ramos realizando um relato de um passeio pelos marcos da Região das Serras do Agreste Potiguar. Foi repassado a importância da oficialização da trilha do Major Theodorico Bezerra, arguída pelo condutor de turismo Alexandre com explicações do Presidente da Agência – Evilazio Crisanto de Morais. O Presidente fez um relatório de atividades de participação da Agência. Desde o orçamento participativo no Trairi, o Plano Safra e o evento no SEBRAE em Natal, quando o Deputado Hermano Morais assumiu o compromisso com uma robusta emenda parlamentar.
 
Em seguida foi a vez do SICOB Potiguar fazer uma exposição sobre o cooperativismo de crédito através de Sergio Costa Gomes Neto, Diretor Executivo, articulado por Paulo Tarso, da Pousada Sonho Meu de São José do Campestre/RN, dizendo que a cooperativa já conta com 12000 associados no RN, e que oferece produtos e serviços financeiros adequados e a preços justos, inclusive pela devolução dos resultados aos cooperados, pois a cooperativa consiste em um diferencial, estando disposta a atuar na Região das Serras do Agreste Potiguar.
 
Fechando o ciclo do dia, durante a tarde foi a vez da Professora Dra. Juliana Vieira fazer uma exposição denominada de Experiências Memoráveis, demonstrando muita capacidade arrebatou a atenção dos participantes, articulada desta vez pelos dirigentes da empresa Daya de Confecções. Fazendo uma análise da realidade presente com a chegada definitiva das mudanças transformadoras decorrente do mundo digital e colocando o grande diferencial a hospitalidade para fidelizar a clientela.
 
Créditos: Evandro Borges 
 
 
Os Prefeitos presentes receberam um documento denominado de Instrumento de Protocolo de Intenções e Governança, constando de dez cláusulas, desde abrangência, protocolo de intenções, governança, eixos estratégicos, missão, valores, comprometimento dos gestores públicos com a Agência, atos complementares e prazos para execução a partir de janeiro de 2025, tudo com base no documento estratégico produzido até o ano de 2030.
 
A esperança foi lançada, a necessidade de governança e de trabalhar os interesses regionais consiste em uma realidade da contemporaneidade. Um verdadeiro desafio pelo novo e por um mundo em transformação tecnológica, de novos saberes e conhecimentos, de mudanças ambientais, exigindo relacionamentos consistentes entre os Poderes Públicos, a sociedade civil organizada e a cidadania, para contribuir com as mudanças centradas na pessoa humana.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).