Armando Souza

Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.

31/10/2024 10h04

Aprenda o básico de um projeto cultural

Guardadas as devidas proporções, escrever um projeto cultural não é uma tarefa tão simples; é preciso uma grande demanda de energia e tempo de reflexão no que se pensa em fazer, exige a busca incessante de conhecimento, das etapas básicas da construção, clareza no que se quer realizar, organização das ideias e dos detalhes operacionais e, é claro que em um simples artigo como esse não é possível declinar sobre o assunto com profundidade. Porém, gostaria de passar algumas dicas da minha experiência como empreendedor e agente cultural, que não se trata de uma verdade absoluta, pois cada projeto tem seus objetivos e suas peculiaridades.   

O projeto é um mapa para materializar uma ideia que pode ser apresentada em editais públicos, organizações não governamentais ou empresas privadas patrocinadoras, etc., uma vez que cada um tem suas particularidades. Um bom projeto cultural deve apresentar todos os aspectos possíveis do que se deseja realizar, além de demonstrar a relevância e o impacto social da atividade.

A combinação dos fatores como o que quer fazer, o como fazer, que recursos humanos ou materiais serão utilizados, onde e de que maneira, são fundamentais para que a sua ideia seja compreendida e viável, além de minimizar prováveis erros na sua execução. Independente da finalidade, o autor do projeto deve levar em consideração alguns aspectos que são prioritários e relevantes para que a banca examinadora possa entender seus argumentos e, por conseguinte, emitir uma avaliação satisfatória do seu projeto. À princípio, o autor deve estar atento aos critérios de avaliação e procurar escrevê-lo observando-o e alinhando-o com os detalhes avaliativos solicitados.    

Após a idealização do projeto cultural que pretende fazer e um profundo estudo do edital pleiteado, o proponente deverá escolher um bom Título, pois a escolha de um bom nome que seja atrativo, sintetiza e comunica em poucas palavras a essência do que é de fato aquilo que você propõe realizar.

O projeto deve conter o nome do responsável (Proponente) ou da instituição que irá executar. Apresente, se possível, o local e o período da sua realização, demonstrando que seu projeto está com objetivos bem definidos. Na Justificativa demonstre motivação para convencer a bancada de pareceristas, ou seja, explique por que o projeto é importante, descreva o contexto social, cultural e artístico que o levou a realizá-lo, apresente suas contribuições, quais as formas de arte que deseja preservar, mostre quais os impactos positivos na cadeia produtiva da cultura, como seu projeto pode ser útil no desenvolvimento social, na geração de emprego e renda na comunidade onde está inserido. Os Objetivos gerais devem ser amplos e refletir onde você quer chegar com a iniciativa proposta. Nos Objetivos específicos detalhe as metas mais práticas e concretas que devem ser alcançadas pelo objetivo geral, com clareza. Descreva o Público alvo que pode ser: idade, gênero, classe social ou grupos específicos, justificando e detalhando como esse projeto é relevante para esse público escolhido.

Na descrição da Metodologia explique com riqueza de detalhes como seu projeto será desenvolvido em cada etapa do processo, podendo incluir: ações planejadas, oficinas, apresentações, exposições ou outra forma de ação cultural. Nas estratégias do Plano de Comunicação, se for possível, utilize os serviços de uma boa assessoria de imprensa, caso contrário, trabalhe com o básico, por exemplo: redes sociais, anúncios, parcerias com veículos de mídia, cartazes, banners, influenciadores e, ainda divulgando junto às instituições que tem alinhamento com o seu projeto.

No que diz respeito ao Orçamento, discrimine os custos detalhadamente, listando a equipe, material, locação de espaço, translado, alimentação, marketing entre outros custos que variam de acordo com cada projeto.

Demonstre a viabilidade, ou seja, como seu projeto será possível de ser executado de forma prática e sustentável levando em consideração os recursos disponíveis e o cronograma proposto, além de apresentar o legado, impactos sociais e benefícios para a comunidade onde seu projeto será realizado.

Por fim, apresente um Portfólio (comprovações) rico em fotos, vídeos, certificados, matérias de referência, publicações na imprensa, um currículo demonstrando toda sua capacidade e experiência no assunto. Seja claro e objetivo evitando termos excessivamente técnicos; esteja atento às exigências do edital ou patrocinador, mantendo o foco no cultural e social.

Com essas etapas em mente você torna-se um forte concorrente à aprovação tanto nos editais culturais, na captação de recursos quanto na execução e realização de sonhos. O importante é nunca desistir, sempre buscar o aperfeiçoamento e orientações com pessoas com expertise no assunto. O sucesso te espera!      

AGENDA CULTURAL POTIGUAR NOTÍCIA

 

31/10 – 11h – Roda de Choro da UFRN – Centro de Convivência da UFRN/Potilândia

31/10 – 17h – Prática de Choro – Oficina Livre de Música/Nova Parnamirim;

31/10 – 19h – Mostra Cultural – Solar Bela Vista/Centro de Natal;

31/10 – 20h – Rapha Inverse e Adrielly – Carrancas Bar/Pium;

01/11 – 21h – Jô Bay - Bardallos Comida e Arte/Centro de Natal;

01/11 – 19h  - Banda Cítrika – Sempre Rock Bar/Ponta Negra;

02/11 – 09h – Chorões do Seridó – Casa do Artesão do Seridó/Caicó;

02/11 – 10h – Choro do Caçuá – Praça Padre João Maria/Centro de Natal;

02/11 – 19h – Filme: “Feito o Vento” – Porão das Artes/Pium;

02/11 -19h – Filme: “Ternário” – Porão das Artes/Pium; 

04/11 – 20h – Roda de Samba: Segunda de Vagabundo/Rocas;

07/11 – 20h – Sueldo Soares – Mahalila Café/Potilândia;

 

Por Armando Souza

 

@armandopsouza

@oficinalivredemusica

 

 


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