Meio Ambiente

Cientistas potiguares participam do Encontro SP 2024 sobre adaptação urbana e crise climática

04/11/2024 12h50

Cientistas potiguares participam do Encontro SP 2024 sobre adaptação urbana e crise climática

Foto: Divulgação

 

Quatorze cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Klimapolis, participarão do Encontro de São Paulo 2024, entre 4 e 8 de novembro. Com o tema “O Desafio da Cooperação Global para Adaptação Urbana”, o evento reúne especialistas, formuladores de políticas e membros da sociedade civil de várias partes do mundo para discutir estratégias de adaptação urbana em face das mudanças climáticas, especialmente após crises recentes, como a enchente que assolou o Rio Grande do Sul em maio deste ano.

O evento, promovido pela iniciativa germano-brasileira BmBF Klimapolis e pela rede Cidades, Infraestrutura e Adaptação às Mudanças Climáticas (CIAMClima), visa a troca de experiências entre pesquisadores do Brasil, Alemanha, Reino Unido, Índia, África do Sul e Portugal. O objetivo é fortalecer a governança adaptativa nas cidades brasileiras, abordando temas essenciais para a sustentabilidade urbana, como sistemas de drenagem, poluição do ar, saúde e bem-estar urbano.

Destaques da programação e debates

4 e 5 de novembro


Nos primeiros dias, o Encontro SP 2024 promoverá o III Workshop sobre Sistemas de Drenagem Urbana Sustentável, onde serão discutidas soluções inovadoras para drenagem em áreas urbanas e o diálogo entre gestores públicos, acadêmicos e sociedade civil. Este workshop, em colaboração com a Aliança para o Design e Planejamento Sensível à Água, destaca a importância de métodos que integram a infraestrutura urbana às condições ambientais locais.

6 e 7 de novembro


O Workshop de Cooperação Multinível para a Adaptação Global será o foco dos dias seguintes, tratando de governança climática e engajamento comunitário. Experiências e projetos de destaque serão compartilhados, incluindo o BmBF Klimapolis e o INCT Klimapolis, permitindo que os participantes troquem conhecimentos sobre políticas de adaptação às mudanças climáticas.

  • Destaque especial: Às 16h30 do dia 6, representantes da Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG) e do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) farão uma apresentação sobre oportunidades de financiamento para cientistas brasileiros interessados em pesquisa na Alemanha, reforçando o intercâmbio acadêmico entre os dois países.

8 de novembro


A conferência culminará com uma discussão com autoridades da Prefeitura de São Paulo e do INCT Klimapolis, que abordarão a governança multinível na adaptação urbana. A cooperação entre diferentes níveis de governo e a criação de estratégias eficazes para enfrentar os impactos climáticos nas cidades serão temas centrais.

Apoio e parcerias

O Encontro SP 2024 conta com o suporte de instituições como o Fundo Mackenzie para Pesquisa e Inovação (Mackpesquisa), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BmBF). Também participam da organização a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Max Planck de Meteorologia (MPI-M) e várias secretarias da Prefeitura de São Paulo, incluindo as de Clima e Infraestrutura Urbana.

Informações e inscrições
O evento será realizado na Universidade Mackenzie, em São Paulo, e terá transmissão online, com tradução simultânea para as sessões principais. Interessados podem se inscrever no site do evento até o dia 25 de outubro de 2024.