Arte e Cultura
Governo do RN fortalece cultura e turismo na 11ª Mostra de Cinema de Gostoso
25/11/2024 12h23
Foto: Raiane Miranda
Na noite desta sexta-feira (22), as areias da Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso, se transformaram em uma sala de cinema a céu aberto. Assim começou a 11ª Mostra de Cinema de Gostoso, evento que reúne filmes, debates e ações formativas, movimentando a cultura e a economia local.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou da abertura. O Governo do Estado, um dos principais apoiadores do evento, investiu R$ 530 mil por meio da Fundação José Augusto e da Emprotur. “Mais do que investimento financeiro, isso é compromisso com o fomento à cultura, com o turismo e com o desenvolvimento do Estado. É compromisso com o povo potiguar”, afirmou a governadora.
Durante a sessão de abertura, ocorreu a exibição do curta-metragem “Ministra do Lixo”, da Mostra Coletivo Nós do Audiovisual , e do documentário Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar Por Aí, de Caio Cavechini e Evelyn Kuriki, que retrata a carreira de Maurício Kubrusly e o diagnóstico de Demência Fronto Temporal (DFT) – condição que tirou a memória do jornalista. O próprio Kubrusly esteve presente na estreia, que foi marcada por grande emoção.
Eugênio Puppo, um dos organizadores da Mostra, destacou o trabalho da diretora Evelyn Kuriki, que foi colega de Kubrusly por 14 anos. “Ela fez um roteiro com muita propriedade, pelo conhecimento que tinha dele”, ressaltou Puppo. O filme, além de retratar a vida atual de Kubrusly com a demência, também apresenta um rico material de arquivo, resgatando algumas das matérias mais memoráveis que ele produziu, muitas delas sobre teatro e música. “Um momento muito emocionante”, completou Puppo.
O evento, que se estende até o dia 26 de novembro, prevê a exibição de filmes na Mostra Competitiva e em sessões especiais, além de debates, seminários e laboratórios de desenvolvimento de projetos. Nesta edição, jovens participantes dos cursos formativos apresentam quatro curtas-metragens — dois documentários e dois filmes de ficção.
“Estamos falando na oportunidade de revelar talentos potiguares para o Brasil e para o mundo”, destacou a governadora. A chefe do executivo estadual também ressaltou a importância do evento para a economia da região: “A Mostra lota hotéis e pousadas, movimenta os restaurantes e coloca São Miguel do Gostoso numa vitrine nacional, já que jornalistas e críticos de cinema de todo o país estão aqui produzindo matérias e divulgando-as diariamente”.
Criada em 2013, a Mostra de Cinema de Gostoso consolidou-se como um espaço de valorização da produção audiovisual brasileira e da formação técnica para jovens da região. Neste ano, o evento deve atrair cerca de 11 mil visitantes ao longo de cinco dias de programação, com entrada gratuita.
O diretor-presidente da Fundação José Augusto, Gilson Matias, destacou a importância do evento para o fortalecimento da política cultural no estado. “A Mostra de Cinema de Gostoso não é apenas um festival, mas uma oportunidade de transformação cultural e econômica para o Rio Grande do Norte. Ao apoiar eventos como esse, estamos incentivando a formação de novos talentos e reforçando o protagonismo do estado no cenário cultural brasileiro.”
O presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, também destacou a relevância do evento para o setor turístico. “A Mostra é um exemplo de como a cultura e o turismo caminham juntos para fortalecer a economia local e projetar o estado como destino cultural e turístico no Brasil e no mundo. Apostar em eventos como este é uma estratégia para mostrar a diversidade e a riqueza do Rio Grande do Norte”, afirmou Raoni Fernandes.
Acompanharam a governadora as secretárias estaduais de Cultura e do Turismo, Mary Land Brito e Solange Araújo Portela, respectivamente, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, o presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, o diretor do Idema, Werner Farkatt, além do diretor do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, e o superintendente estadual do Banco do Nordeste no RN, Jeová Lins de Sá.