Natural de Natal/RN, é professora e pesquisadora do IFRN, autora de poesia e contos de terror.
Na maré alta da poesia
Férias e corpos dourados na praia dão a tônica do mês de janeiro no Rio Grande do Norte. Para o Mulherio das Letras Nísia Floresta tem um calor a mais: o Clube de Leitura Elas por Elas, retomado neste final de semana, nos embalos do próximo sábado à tarde (27).
O coletivo escolheu o último sábado do mês, às 15h, na Livraria Nobel do Praia Shopping para, durante todo o ano de 2024, se reunir e conversar sobre obras literárias de autoria feminina, a maioria delas potiguar. Para ter acesso à lista, basta acessar o Instagram: https://www.instagram.com/reel/Czqh4B1LC_w/
Transições em Maré Alta, de Marieta Maia, é o livro de poesia que abrirá os encontros do Clube, trazendo a metáfora do mar entrelaçada aos sentimentos humanos, tais como o amor, a saudade e a memória em si. Os lugares afetivos atravessam os versos da autora.
Segundo a prefaciadora Rejane Souza, “Marieta tem significativa produção musical que transita, especialmente, entre dois continentes, entre duas nações, Brasil e Portugal. A arte poética e musical faz parte há um bom tempo de sua vivência.”
A autora é psicóloga e jurista, Mestre em Filosofia do Direito pela Universidade do Porto, membro do Instituto Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto/Portugal. Compositora e produtora cultural. Idealizadora de vários projetos culturais como a Roda de Mulheres do Samba Potiguar e o RN Autoral do Samba ao Choro. Recebeu, em 2022, a Comenda Cultural de Mérito Legislativo. Autora do vídeo líteromusical Nísia Floresta Brasileira Augusta que você pode ouvir, acessando: https://www.youtube.com/watch?v=FCDW0bL6GVc
Um dos poemas, Coração navegador, traz uma mensagem sobre o fato de sermos “navegantes” na vida, por isso mesmo precisamos aprender a lidar com as surpresas, as frustrações, enfim... com os lances de emoção na correnteza da dor:
“É assim que vou vivendo
Compreendendo a minha dor
Enfrentando desafios
Troco a mágoa pelo amor
Tornei-me um navegante
Hoje sou um sonhador
Desbravei os sete mares
Livre como um beija-flor"
Outro poema da obra, Em desafio, foi transformado em um samba, estilo bossa nova, e pode ser apreciado no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=vqtjX1u0MAQ
Além da abertura do Clube, será feito o lançamento do “Selo Mulherio Nísia Indica”, uma ação do coletivo que promete movimentar a leitura nas livrarias da cidade, aquecendo as vendas no mercado editorial. “É uma ação simples, porém acreditamos que fará a diferença, já que a indicação não partirá apenas de um leitor, mas de um grupo de mulheres que movimenta a literatura no estado” - explica Rejane Souza, coordenadora do coletivo.
A reunião é aberta ao público e as obras do clube estão à venda na Livraria Nobel, na Cooperativa Cultura da UFRN. Para acompanhar a programação, sigam a página do Instagram: @mulherionisiafloresta
EVENTO: Reunião do Clube de Leitura Elas por Elas do Mulherio das Letras Nísia Floresta
Data:27/01/2024
Horário:15h
Local: Livraria Nobel do Praia Shopping
Aberto ao público.
_________________
Sobre mim:
Kalina Paiva, professora, pesquisadora, escritora e produtora cultural.
Natural de Natal-RN, é professora do IFRN, pesquisadora em Literatura Comparada e mídias e escritora de poesia e contos. Líder do Núcleo de Pesquisa em Ensino, Linguagens, Literatura e Mídias (NUPELLM) do IFRN e membro do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-rio-grandenses. Membro da União Brasileira dos Escritores - Seção Rio Grande do Norte (UBE/RN), da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA), do Mulherio das Letras Nísia Floresta, e da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares (ALAMP); Coordenadora de Letras e Literatura do Movimenta Mulheres RN.
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).