Luiz Gomes

21/05/2018 13h55
Você já ouviu falar em 'Coworking'? Podemos definir como uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho onde reúne os profissionais independentes num espaço especialmente pensado com muito networking com pessoas de diversas áreas e toda a estrutura para receber seus clientes com um custo menor do que teria ao alugar uma sala comercial ou montar um escritório. 
 
Quando se fala em espaços compartilhados, logo pensamos em ambientes e profissões arquitetura, engenharias outras tech novas no mercado, e pouco se fala de nichos mais tradicionais. Por isso hoje o tema por aqui é coworking para advogados e como a carreira no ramo do Direito pode ganhar com essa experiência. 
 
Notadamente, na área jurídica, um grande o número de bacharéis em Direito são formados todos os anos nas universidades brasileiras e o mercado de trabalho cada vez mais competitivo exige inovações e formas econômicas de se estabelecer com qualidade.
 
Mesmo tendo que enfrentar uma complicada prova da OAB para finalmente atuarem na área desejada, os advogados já entram no mercado de trabalho precisando de um diferencial para poderem se destacar.
É necessário rememorar que dentre as profissões mais formais e tradicionais está a Advocacia. Quando pensamos em advogados, automaticamente visualizamos homens e mulheres em seus ternos gravatas, terninhos, e sempre carregando uma maleta na mão em uma postura totalmente séria e sóbria. Contudo, é a profissão mais dinâmica que existe.
 
Destarte, neste atuar dinâmico, deve estar aliado sempre ao mundo moderno e precisa estar sempre em renovação. 
 
O Coworking é um conceito novo no Brasil, e é da natureza do ser humano ter receio daquilo que não conhece. Mas, ao advogado é necessário o ambiente diferenciado, confortável, proativo com todas as ferramentas necessárias tecnologicamente para realizar um bom trabalho profissional. Afinal, precisa estar atualizado das jurisprudências e decisões dos tribunais, além de estar atento as novas leis e normas legais no pais.  
 
Assim, posso afirmar que a eficiência desabrocha quando o profissional possui ambiente e qualidade na realização do seu trabalho. Alias, muitos fazem trabalhos Home Office, e isso acaba por gerar muitas vezes a intranquilidade do seu descanso, e a casa ou o lar precisa ser o espaço para relaxar e revigorar energias junto família. O coworking é uma tendência mundial para o mundo de negócios que veio para ficar. Vale a pena conhecer e experimentar.
 
“Pra mim, foi muito importante começar a trabalhar em um coworking jurídico. Consegui, além de otimizar meu tempo, aliar economia nas despesas e custeios do escritório. Ainda ter parceria com grande escritório que é nosso guarda chuvas profissional. Acredito que se eu estivesse trabalhando em casa não estaria tão feliz como estou agora! As vantagens de estar vivenciando o dia a dia de um espaço compartilhado são maravilhosas. Poder trocar ideias e experiências com as demais pessoas que frequentam aquele ambiente é sensacional”, reconhece o Worker Dr.Delano Rodrigues. 
 
É fato que a advocacia é uma área que ainda tem muito a crescer dentro dos espaços compartilhados. Você é advogado e ficou com vontade de ter essa experiência conheça um coworking Juridico. Aqui no RN existe um espaço exclusivo para atividades jurídicas Coworking NNC Space (www.facebook.com/NNCSpace/)
 
Cinco motivos para um Advogado Coworking
 
A maior parte dos advogados em início de carreira não possui meios para manter um escritório todo seu. Para muitos, a opção de trabalhar em home office é uma alternativa, sendo uma opção mais viável, menos custosa, já que a tecnologia da internet permite fazer quase tudo dentro de um espaço nesse modelo.
 
No entanto, o home office também traz algumas desvantagens, como o fato de trabalhar longe de outros profissionais e do próprio cliente. A opção de coworking vem para suprir as necessidades de todos os profissionais, dando a possibilidade de trabalhar num espaço compartilhado, beneficiando a todos ao mesmo tempo em que mantém a autonomia de cada um. Veja, a seguir, as cinco vantagens que você pode ter trabalhando num espaço de coworking:
 
1. Coworking possibilita redução de custos
Como advogado iniciante, a principal preocupação são os custos. Um espaço compartilhado possibilita racionalização de custos, tornando a alternativa mais atraente para quem está começando a carreira de advogado.
 
2. Criação e desenvolvimento de networking
Diferente do home office, o coworking possibilita ao jovem advogado conhecer outros profissionais de sua categoria e de outros ramos do Direito, podendo ampliar sua rede de contatos. A grande vantagem é que o jovem advogado poderá também atuar em causas fora de sua área de especialização, contando com o apoio de outros profissionais, garantindo também não perder um novo cliente e oferecendo serviços de maior confiança e qualidade.
 
3. Ganho de experiência profissional
Trabalhando num ambiente compartilhado, o advogado em início de carreira poderá trocar informações com outros profissionais, uma necessidade para a profissão, já que o Direito é uma área que precisa de atualização constante. As informações no coworking podem ser compartilhadas de forma rápida e informação, sendo obtidas de fontes seguras e confiáveis.
 
4. Estabelecimento de proximidade com o cliente
Uma grande vantagem do coworking é garantir a proximidade com o cliente. O jovem advogado terá um espaço físico como se fosse seu escritório para receber o cliente, criando um grande diferencial na perspectiva de atendimento.
 
5. Coworking para alavancar a carreira
O coworking é uma das melhores opções para o jovem advogado alavancar a própria carreira, podendo encontrar ali grandes parceiros, tendo a oportunidade de conhecer os melhores profissionais para acompanhar seus negócios.
 
É fato que a advocacia é uma área que ainda tem muito a crescer dentro dos espaços compartilhados. Você é advogado e ficou com vontade de ter essa experiência conheça um coworking Juridico. Aqui no RN existe um espaço exclusivo para atividades jurídicas Coworking NNC Space (www.facebook.com/NNCSpace/)

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).