Professora e feminista
A TECNOLOGIA NAS ELEIÇÕES
O avanço da tecnologia trouxe grandes benefícios e acelerada transformação digital para toda a humanidade.
Esse avanço também tem influenciado o cenário político e a forma de interação entre Partidos, candidatos se na interatividade em períodos eleitorais com os eleitores, que também são usuários de plataformas de tecnologia.
Essa transformação tecnológica trouxe uma enorme contribuição para a democratização do acesso de muitas pessoas ao conhecimento e informação necessários para o exercício da democracia por meio do voto. Deu espaço e palanque para muitos que não tinham voz ou mesmo não poderiam arcar com investimentos relevantes para a divulgação de suas atividades.
Ai se incluí esse novo mundo em que as redes sociais são mais importantes do que outras formas de fazer campanha eleitoral e precisamos entender o que muda na vontade do eleitor, e as pesquisas ainda não são capazes de detectar.
É preciso fazer destaque para a força das campanhas digitais.
Facebook, Instagram, Google – isso todo mundo faz. A política organizada e profissionalizada trabalha inclusive com sites, blogs, facebook, twitter, instagram, linkedin, e-mail marketing, SMS, acessando dados e tendo total controle de cada eleitor como nome, e-mail, endereço e telefone, fazendo com que cada uma dessas pessoas replique suas propostas e ideias, tudo permitidos, pelos limites estabelecidos em lei e outros normativos da legislação eleitoral.
Para o bem e para mal, a inovação tem seus pontos de atenção.
É necessário cautela quanto as milícias digitais e seus discursos que avançam na internet e desembarcaram nos espaços da realidade cotidiana, ampliando seu campo de atuação, permanência e em curva crescente de articulação de poder nos últimos anos.
Outro ponto de atenção sobre uso da tecnologia nas eleições, diz respeito, concretamente, ao comparecimento eleitoral e o aumento dos votos válidos em cerca de 7,5 milhões de votos neste pleito demonstram essa confiança. a demonstração de confiança do povo brasileiro no seu processo eleitoral e no uso da urna eletrônica, reafirmam o benefício da tecnologia em serviço do bem público.
Além disso, o processo eleitoral como um todo é possibilitado à sociedade uma participação de maneira mais fácil e inclusiva, fortalecendo, dessa forma, os princípios democráticos que regem o país.
A DEMOCRACIA EMPODERA UM POVO.
UM POVO FORTALECE UM PAÍS.
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).