Mônica Cavalcante

22/11/2022 18h26
 

Consciência Negra para que (Parte III)

Em 2003, o dia 20 de Novembro foi escolhido para representar o Dia da Consciência Negra com o objetivo de chamar a atenção para a reflexão sobre a posição dos negros na sociedade.

Há décadas em nosso país a fome, as múltiplas violências são narrativas para poesia, para a música pelas vozes de nossas mulheres e mães pretas.

Faço destaque para três vibrantes atuações;

Histórias como as que Carolina Maria de Jesus registradas em formas de diário, acerca de sua dura rotina, ganharam destaque como uma literatura de testemunho, em que a autora expõe a realidade em que vive e reflete sobre ela. Nessa perspectiva, seu principal livro “Quarto de despejo” (1960), expõe o que pensa e vive uma mulher negra e favelada, catadora de ferro e papel, mãe solo de três crianças, que garimpa no lixo restos de alimentos e aparas de carne e ossos bovinos entre os descartes de um frigorífico na tentativa vã de amenizar a fome de seus filhos.

Outra grande e celebrada artista “sobrevivida” (sim, pois muitas de nós não somos “nascidas”, e já nascemos desafiando a sobrevida) do “Planeta Fome”, Elza Gomes da Conceição, ou DESLUMBRANTEMENTE Elza Soares, como a conhecemos. A canção fala sobre a força para resistir à vida dura e aos problemas constantes, força que marcou a vida dura de Elza, desde a fome aos casamentos conturbados, a solidão e a perda dos filhos.

E como não falar sobre as “escrevivências” de Conceição Evaristo? Uma infância e a adolescência marcadas pela miséria, logo começou a trabalhar como babá e faxineira enquanto cursava os estudos secundários, em busca de sua formação com Professora. Militante ativa do movimento negro, Conceição registra sua participação em eventos relacionados a militância política social e repercute em sua pauta a figura feminina como protagonista da resistência à pobreza e à discriminação.

Então retomo a pergunta: CONSCIÊNCIA NEGRA PARA QUE?

E eu reflito, REPRESENTATIVIDADE IMPORTA!

REFLETIR É EMPODERAMENTO!

Sigamos em REFLEXÕES!

Sigamos conhecendo a História que é repleta de personalidades negras que foram importantes nas mais diversas áreas, apesar das adversidades. 

Harriet Tubman! Maria Firmina dos Reis! Dandara de Palmares! Tia Ciata! Angela Davis! Sueli Carneiro! Shonda Rhimes! Kwame Nkrumah! Malcolm X! Jesse Owens! Bob Marley! Michael Jackson! Muhammad Ali! Nelson Mandela! Luiz Gama! Zumbi de Palmares! Machado de Assis! Grande Otelo! Pixinguinha! Abdias Nascimento! Milton Santos!

 
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR.

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).