Mônica Cavalcante

07/12/2022 10h42
 

Admirável Chip Novo

Peço a licença poética da cantora bahiana Pitty, que ao compor Admirável Chip Novo, o repetitivo (refrão) uso de verbos imperativos: pense, fale, compre, beba, deixa clara a mensagem de crítica aos operadores do sistema que a partir de seus interesses traçam sempre planos de forma de controle da sociedade, “reinventando” medidas de manipulação e tentativas de fazer com que a sociedade continue dormindo.

Acontece, que não estamos falando deste ou daquele tema especificamente, e, quero fazer também, um relato de uma visita de trabalho (sempre lembrando, sou PROFESSORA) e lá, além das impressões didáticos-pedagógicas, absorvi, um tsunami de outras pautas, que particularmente, estou sempre atenta e estão sempre na ordem do dia.

A convite do Professor e Amigo Lindemberg Fabricio Caridade, Centro Estadual de Educação Profissional Professor Hélio Xavier de Vasconcelos - CEEP de Extremoz. Ele é Coordenador do “Projeto RESET” (Reaproveitamento de Lixos Eletroeletrônicos). Um show de conscientização sobre o uso indevido e descarte de material eletro e eletrônico.

Muitas criações e protótipos produzidos por alunas e alunos das 1ª e 2ª series do curso de informática. Luminárias feitas com teclados quebrados, nichos, carrinhos, barcos movimentados a partir de reutilização de motores de drive de CD/DVD de impressoras.

Uma rica variedade de reuso e destinação de materiais e ideias.

Mas as surpresas não pararam por aí. Simultaneamente, estava acontecendo um outro projeto igualmente empreendedor, “A MESA DOS LEÕES”.

Uma versão CEEP para o game “SHARK TANK”, Tanque dos Tubarões em português, que consiste em desenvolver uma empresa fictícia, dentro da disciplina de Planejamento Estratégico, durante todo o ano letivo, onde ao final do 4º bimestre. Esse projeto é apresentado pela Professora Kelly Cristiane da Silva Moura, formada em Administração e Pedagogia, especialista em Gestão estratégica da Informação e MBA em Gestão de Pessoas.

Na prática, ambos os projetos tem como objetivo principal, preparar cada vez mais o estudante para desenvolver habilidades e técnicas, como falar em público, processo de criatividade, inovação, senso de responsabilidade social e empreendedorismo, preservação ambiental e desenvolvimento de pensamento analítico e sistêmico sobre o mundo ao seu redor.

Tudo isso eu pude ver logo ali, em Extremoz, um município de 29.282 habitantes de população estimada, distante 23,5 quilômetros da capital potiguar.

E sendo São Miguel Arcanjo, padroeiro deste município, um Santo Anjo Combativo e Protetor do Povo de Deus, é possível relacionar, em definições mais clássicas sobre o que caracteriza os MOVIMENTOS SOCIAIS, e o que sobre o que pudemos (vi)ver na feira científica em Tecnologia e Administração. A práxis dos princípios da formação da identidade, que articulam e fundamentam-se em um projeto de vida e de sociedade na formação acadêmica e social dos estudantes.

Ou, retomando alguns pressupostos, acerca da RELAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, uma concreta experiência do cotidiano escolar, precisa desenvolvida e vivida na prática reflexiva sobre as nossas próprias experiências, e não apenas em busca de domínios reativos, movidos pelas necessidades de escape da fome ou de qualquer outra forma de opressão.

Atividades com um potencial e real fluxos de realização de diagnósticos sobre a realidade social, com capacidade de construir propostas, que atuando inclusive em redes, constroem ações coletivas que agem como resistência à exclusão e lutam pela inclusão social.

Constituem e desenvolvem o chamado EMPODERAMENTO de atores, que neste caso são MENINAS E MENINOS, que hoje sonham, mas já grandes ativos agentes de mudanças à medida avançam como sujeitos sociais para essa atuação em suas redes, no entorno das escolas, de seus bairros, de suas casas.

O impacto é GRANDIOSO. O exercício de tantas habilidades, no agir comunicativo, na criação e no desenvolvimento de novos saberes, como produtos dessa comunicabilidade. Uma verdadeira explosão de conhecimento acumulado e influências repassada.

Novos sujeitos são constituídos imersos em ideário civilizatório que colocam como horizonte a construção de uma sociedade democrática a partir de sua própria constituição em condições de dignidade humana.

“Hoje em dia, suas ações são pela sustentabilidade, e não apenas autodesenvolvimento. Lutam contra a exclusão, por novas culturas políticas de inclusão. Lutam pelo reconhecimento da diversidade cultural. Questões como a diferença e a multiculturalidade têm sido incorporadas para a construção da própria identidade dos movimentos.” (GOHN, 2010)

EDUCAÇÃO É EMPODERAMENTO.

MOVIMENTO SOCIAL É EMPODERAMENTO.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).