Mônica Cavalcante

14/12/2022 05h15
 

 

Quais são seus Interesses?

 

Sobre esta questão, você já pensou?

Ao organizar as ideias sobre o que escrevinhar para hoje, uma das questões que levantei foi esta. E eis que os significados nos remetem, sobretudo ao vocabulário jurídico de forma recorrente.

Ficará mais para um outro momento, apesar do título, pois nesse instante pretendo resenhar sobre a relação dos INTERESSES, ligados aos MOVIMENTOS e GRUPOS SOCIAIS, que mesmo não sendo mencionados e/ou reconhecidos assim, assim o são.

Tem me despertado muita atenção a exponencial adesão das pessoas historicamente excluídos do processo de garantia dos direitos básicos. Mulheres, indígenas atualmente, negros, indígenas, imigrantes, mulheres, LGBTQIA+, pessoas idosas, moradores de vilas, periferias, favelas, pessoas com deficiências e, mesmo, pessoas em condições de moradia de rua,  legitimando as pautas de debate acerca da inclusão, equidade de direitos de forma associando-se a grupos que adotam elementos de lutas pelas quais não somente elas não são parte, mas são pouco em de nenhumas forma são sensíveis.

Portanto, é preciso CONHECER o que são, como são os MOVIMENTOS e os GRUPOS SOCIAIS.

Em poucas linhas, o movimento social consiste em um conjunto de pessoas organizadas em prol de uma causa em comum e requer uma causa, uma ideologia, pessoas engajadas, um projeto, uma organização interna.

Por sua vez, os GRUPOS SOCIAIS correspondem às relações estabelecidas entre duas ou mais pessoas. Segundo a sociologia, é uma forma de interação que visa alcançar objetivos e interesses em comum. Estes podem ser familiar, vicinal (vizinhança), educativo (escolas; faculdades), religioso (igrejas e demais instituições religiosas), profissional (empresas; escritórios), lazer (clubes; associações) e político (organizações ou partidos).

Neste último conceito, sempre estamos inseridos em algum momento ou lugar.

Mas quanto aos movimentos sociais precede de uma identidade muitas vezes construídas por muitas feridas que são abertas ao longo de nossa jornada, pois que infelizmente ainda, a luta pelo DIREITOS HUMANOS E PELA VIDA, tem sido construída pela resistência do desejo natural da existência.

 Assim, ainda um pouco sobre apropriação, seja cultural ou das pautas de lutas, este vem se tornando um novo mecanismo de opressão oportunista, maculando e desvirtuando os princípios elementares para a existência de um movimento social: “o indivíduo, seu adversário e o que está em jogo no conflito” (Touraine), absorvendo para si uma grande massa de uma população que sequer reconhece sua identidade.

Finalmente, ter INTERESSE é ser de importância, fazer diferença.

O que é que te move?

Quais são seus INTERESSES

INTERESSE É EMPODERAMENTO!

 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR.

 

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).