Advogado e especialista em gestão pública.
Serra de São Bento/RN sediará a Associação de Turismo
O Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Turismo contratou uma empresa denominada “START” e vem dando uma assessoria incansável aos Municípios no segmento do turismo. Constituindo as IGRs – Instancias Governamentais Regionais de Turismo. Atendendo os critérios do Ministério do Turismo nas suas políticas e programas públicos, de organizar os Municípios com o sua regionalidade e afinidades.
Na Região Serrana do Agreste Potiguar, na Borborema Potiguar, envolvendo a participação de quatro Municípios, São José do Campestre/RN, Passa e Fica/RN, Serra de São Bento/RN e Monte das Gameleiras/RN, após sucessivas reuniões de sensibilização, tanto físicas, como também “on line” com ampla discussão dos objetivos e natureza jurídica da instituição, dos estatutos sociais e eleições dos dirigentes foi fundada a AMSAP – Associação dos Municípios da Região Serrana do Agreste Potiguar, voltada para a temática do turismo, com base na Lei Federal nº 14.341/2022.
A assembleia de constituição ocorreu conforme o edital de convocação na Pousada Ventos da Serra, em Serra de São Bento/RN, localidade das mais agradáveis, com um visual paisagístico belíssimo, vislumbrando uma vasta região da Serra até onde o horizonte pode alcançar, realmente encantador, e a pousada é moderna com leitos agradáveis e acolhedor, uma cozinha regional a base de galinha caipira, própria da regionalidade nordestina, com a administração da Profa. Milagre e seu esposo Paulo Serafini.
Estavam presentes no evento os quatros Secretários Municipais de Turismo, por São José do Campestre/RN, a Sra. Layane Rayla, por Passa e Fica/RN, a Sra. Marília Lisboa, de Serra de São Bento/RN, o Sr. Clovis Magdiel e por Monte das Gameleiras/RN, o Sr. Genilson Júnior. A nova instituição recebeu o apoio do Polo da UFERSA, do SEBRAE, da empresa “START” com a desenvoltura dos seus técnicos, dos servidores das Secretárias Municipais de Turismo e da Secretaria de Estado, como também, de personalidades dos Municípios, das Câmara Municipais, dos agentes de turismo, da livre iniciativa que sempre esteve presente.
Aprovado os estatutos foi dado sequência ao edital e a eleição do Presidente do Conselho Gestor, pela unanimidade dos presentes, elegendo a Prefeita de Serra de São Bento/RN, Sra. Wanessa Gomes de Morais, a diretoria ficou com a presidência de Clovis Magdiel (Diel), a Vice-Presidente, a Sra. Layane Rayla, a Secretaria com Marília Lisboa, a Tesouraria com Genilson Júnior, a Diretora de Relações empresariais com a Sra. Milagre Serafini e a Diretoria de Articulação do Terceiro Setor, com a Sra. Maria das Graças Fernandes. Foram eleitos os membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal. E a posse foi dado de imediato pela Representante da Secretaria de Estado do Turismo, Sra. Mércia Maria Pereira da Motta.
A sede da AMSAP será em Serra de São Bento/RN, situada à Praça Salviano Gomes Crisanto, nº 102 no Centro da sede municipal. A escolha é mais que justa. O Município de Serra de São Bento no polo regional das Serras do Agreste Potiguar é que vem melhor contribuindo com o turismo. Hoje o maior festival de inverno do Estado do Rio Grande do acontece em Serra de São Bento/RN com seus atrativos culturais e de lazer, uma cidade bucólica, as trilhas em contato com a natureza a serem percorridas, as pousadas instaladas, os bares, restaurantes e cafeterias que tão bem recebem o turista que se desloca de todas as partes.
A instituição intermunicipal fundada que precisa complementar os atos constitutivos, vai ter pela frente um verdadeiro desafio, de fomentar o turismo nos quatros Municípios, organizar as instituições do setor empresarial e do terceiro setor, firmar um calendário de eventos de forma regional respeitando o local e suas especificidades, e principalmente na busca de parcerias para qualificar a força de trabalho e a capacidade de empreender de quem quer investir na localidade que detém uma vocação promissora.
Alavancar desenvolvimento se constrói com muitas mãos, buscando consensos, respeitando as diferenças e suas peculiaridades dentro da pluralidade, o meio ambiente equilibrado e saudável para o convívio humano. E o paisagístico de uma beleza imensa respeitado com os seus mirantes. As “expertises” são fundamentais, o planejamento e a pesquisa das academias, com gestores experimentados, poderá em um futuro próximo transformar a Região Serrana do Agreste em grande polo aglutinador para o turismo receptivo, com investimentos consideráveis, distribuição de renda e dignidade humana.
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR.
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).