Especialista em Gestão Pública
Papel, Uso e Reuso Racional no Meio Ambiente em Ceará-Mirim
É com uma grata satisfação que hoje estamos nos verdes campos da histórica Ceará-Mirim. Desta vez, temos o Projeto EMPRESA JÚNIOR DE GESTÃO DE PAPEL: EXPERIÊNCIA DE INCUBADORA NO CEEP CEARÁ MIRIM/RN com Luiza Marillac Marques de Brito Maria, Antônia Oliveira dos Santos Carvalho, Maria Luiza da Silva Marçal, Josiene Raquel e Silva Rodrigues, Ruth Laura Fagundes de Melo Coutinho estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Ruy Antunes Pereira – CEEP da cidade de Ceará-Mirim.
A coordenação ficou a cargo de Suzete Câmara da Silva Figueiredo Mestre em Geografia (UFRN), de agora por diante Professora Suzete, Docente pesquisadora do Centro Estadual de Educação Profissional Ruy Antunes Pereira – CEEP e João Correia Saraiva Júnior Mestre em Geografia a (UFC), Docente pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN O Projeto focou na Gestão de insumos, Reciclagem e Empreendedorismo.
Amigo leitor, a grande importância inicial da pesquisa se mostra, segundo Professora Suzete, na seleção do estudo para o I Congresso de Iniciação Científica da Educação Básica do RN em 2018 e em 2021 foi aprovado no VII Congresso brasileiro de Educação Ambiental aplicada e Gestão Territorial , um evento Nacional e cujo o trabalho foi publicado em E-book como também, foi escolhido para publicação Estadual do Projeto Pesquisa na Educação Básica: um novo olhar para a redução das desigualdades, pela Editora OFFset no ano de 2018.
Desta forma, aconteceu o desdobramento para outro estudo similar contínuo que foi o Projeto: Meio Ambiente e Gestão do Papel: Proposta Metodológica de Ensino Integrado no CEEP Ceará-Mirim/RN coordenado pela Professora Suzete Câmara que relata: “A empresa auxiliou no debate que propôs o trabalho integrado e não mais por disciplinas e sim por áreas do conhecimento, como coloca o próprio MEC”. O Projeto definiu caminhos de atuação como:
a) Diminuir o consumo;
b) Não desperdiçar;
c) Ter gestão dos recursos;
d) Reciclar e/ ou reusar.
E o Projeto orientou:
a) Utilizar frente e verso das folhas de papel;
b) Imprimir só o que for necessário;
c) Dar preferência a produtos reciclados ou aqueles que trazem o selo de certificação do FSC;
d) Evitar consumir papel cujo branqueamento seja feito com cloro ou hidróxido de cloro;
e) Usar filtros, guardanapos e toalhas de pano em vez dos filtros de papel
f) Recusar folhetos de propaganda que não sejam de seu interesse.
De fundamental importância o método apresentado, teve o cuidado com o meio ambiente que é a base dos estudos para construir alternativas de verificar os Insumos do Papel como atividade Sustentável para a Escola, a Cidade e ou qualquer lugar que esta emergência hoje se estabeleça.
Trabalhando o aspecto filosófico, a Escola para além da educação burguesa, a Professora Suzete define: “O Centro Estadual de Educação Profissional de Ceará-Mirim é uma escola que pensa a integralidade não só das disciplinas, mas dos estudantes, considerando as diversas dimensões do ser e do aprendizado para a formação de cidadãos omnilaterais capazes de pensar em sua própria vida e atuarem ativamente no meio que os circunda, pensando em ações que tenham rebatimentos para além do contexto escolar e que alcancem espaços cada vez mais globais e globalizáveis haja visto que o impacto destas ações pode ter capilaridade inimagináveis”.
Caro leitor, que fundamentos importantes os citados acima, não são?, O texto de Professora Suzete me lembra muito dois mestres importantíssimos, entre outros, para a educação no mundo; o Professor Paulo Freire com seu último livro publicado ainda em vida Pedagogia da Autonomia e o Professor Celestin Freinet com sua obra Uma Pedagogia de Bom Senso. Deste último trago dois momentos, apreciem;
“Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos.“ — Célestin Freinet Fonte: Revista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/especiais/pensadores/pdfs/celestin_freinet.pdf
e Outro momento de informação muito interessante do mestre temos: Fonte:
https://novaescola.org.br/conteudo/1754/celestin-freinet-o-mestre-do-trabalho-e-do-bom-senso
E então caro leitor, você pode me perguntar: Professor Carlos, qual foi o resultado dos estudos elencados? Professora Suzete relata, que depois de muitas dificuldades; “em 2019 com a chegada de equipamentos cedidos pelo professor Gibson, foi possível alavancar o projeto”. Apesar da pandemia do covid-19 a Professora Suzete nos conta: ” O projeto foi exitoso, não há dúvidas. A redução no consumo de papel e desperdícios pela escola e pelos alunos foi visível, constatado principalmente nas caixas coletoras que ficavam tanto nas salas de aula quanto na sala dos professores, praticamente vazias após o início do projeto e em 2019 os alunos venderam os produtos como caixas de presente recicladas, podendo contribuir para a manutenção do projeto”.
E você amigo leitor pode pensar; e para o futuro professor Carlos como vai ficar o Projeto? Quem responde novamente é nossa Professora Suzete revestindo seu texto em beleza e precisão: “Espera-se o retorno para 2023, ainda mais em razão de que ele é o único projeto de papel reciclado desenvolvido na cidade de Ceará-Mirim. A cidade conhecida como a “Cidade dos verdes canaviais em razão de sua tradição histórica com a cana de açúcar, não pode renunciar a tamanha contribuição de seus estudantes para o seu vale. Um vale verde que será afetado de maneira positiva pela redução na produção de lixo”.
Caro leitor, chegou o momento dos justos agradecimentos, porque não? Pessoas que buscam ajudar por uma causa nobre, pessoas de coração brando e amigo na acepção da palavra. Muito obrigado Professora Sayonara Rego Fontes Subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC/RN na intermediação dos contatos. Agradecemos também, a Professora Joaraci Costa Diretora do CEEP Rui Antunes Pereira da cidade de Ceará-Mirim que sempre gentilmente nos atendeu e claro, jamais poderia faltar um obrigado a preciosa ajuda da Professora Suzete Câmara da Silva Figueiredo com suas alunas, que de pronto nos ajudou com textos e reflexões sobre esta importante temática. Quero agradecer claro a você caro leitor, que separou seu precioso tempo para ler o texto desta coluna.
E por último e o mais importante, agradecer a Deus que me concede a Graça de ter saúde para o labor deste singelo trabalho. Um abraço fraterno.
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).