Professor Carlos Gomes
Especialista em Gestão Pública
25/10/2022 08h25
Escola e a Produção Científica
Extremoz Melhora o Planeta
Meus queridos leitores como vão? Espero que tudo esteja em paz. Hoje, vamos entrar em contado com o Centro Estadual de Educação Profissional Professor Hélio Xavier de Vasconcelos da cidade de Extremoz. Cidade conhecida por uma exuberante natureza com sua lagoa e belíssimas praias. O Centro Estadual de Educação Profissional neste contexto vai mostrar que tem de preocupação com a preservação da natureza.
E então, o leitor mais apressado pode perguntar: Como assim Professor Carlos? Calma, eu explico. Com 498 estudantes em tempo integral nos cursos técnicos profissionalizantes de Administração e Informática, 22 docentes e 4 gestores, o Centro de Educação Profissional tem um trabalho voltado a Pedagogia de Projetos com protagonismo discente e desenvolvimento sócioambiental. Veja como Professor Lindemberg Fabrício Caridade nos diz sobre o atendimento às orientações do Currículo Potiguar:
“Atendendo as novas orientações do currículo potiguar, as propostas permitiram trabalhar habilidades voltadas às diferentes áreas de conhecimento, as competências gerais, que envolvem principalmente o pensamento científico, crítico e criativo, a cultura digital, a responsabilidade social e cidadania.”:
Agora vamos ao Projeto RESET: REAPROVEITANDO OS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS E TRANSFORMANDO-OS EM NOVOS PROTÓTIPOS. O Projeto que advém de uma iniciativa em 2018 no CENEP Jessé Pinto Freire / Natal-RN tem como responsável o Professor Lindemberg Fabrício Caridade com a colaboração da Professora Manuela Cristina B. Pinheiro e seus discentes representados pelo grupo The Monitors com Ailiram Kisley, Bruna Fernanda, Isabela Souza, Keloí Lillian, Letícia Gabrielle,, Vannderson Melo. Na área de conhecimento o Projeto contempla o eixo tecnológico e ciência da natureza que trabalha os componentes curriculares a Arquitetura, Organização de Computadores e Biologia. Os 160 alunos dos 1º e 2º anos do curso de Informática é o público alvo do Projeto com duração de 6 meses de 09/08 a 16/12/2022.
Agora caro leitor, você pode perguntar se este Projeto se justifica. Bom, quem vai responder é o próprio Projeto: “Devido a vários danos que podem ser causados por alguns tipos de lixos eletroeletrônicos, especialmente à saúde pública, daí surge o projeto RESET com intuito de despertar e tentar informar para alunos, professores, comunidade escolar e a sociedade civil sobre a importância do descarte correto desse tipo de lixo, seleção do que é tóxico e do não tóxico entre outros fatores de relevância.
Embora não seja uma consequência ambiental propriamente dita, este problema está diretamente relacionado ao descarte incorreto do lixo eletroeletrônico, porque a poluição poderá causar danos à saúde da população que vive no entorno dos aterros sanitários ou que vivem da seleção dos resíduos destinados aos mesmos.” E continua o texto: "Por serem feitos com alta tecnologia, esses resíduos podem conter substâncias tóxicas e metais pesados, como o chumbo, mercúrio, cromo e cádmio por exemplo, capazes de contaminar o solo, a água e os alimentos, impactando tanto o ambiente quanto a saúde humana."- fonte: nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/05/lixo-eletronico-o-que-e-e-por-que-e-importante-recicla-lo.
“Nesse sentido, surgiu o projeto RESET: Reaproveitando os resíduos eletroeletrônicos e transformando-o em novos protótipos, que tem como objetivo desenvolver as habilidades e competências do alunado, integrando o eixo tecnológico sendo o curso técnico de informática com o eixo da base, na disciplina de Biologia.”
O que é importante notar no contexto, e repetindo que, é a reutilização do lixo eletroeletrônico feito pelo Projeto que atenuará o impacto ambiental de maneira importante. Outra questão está na colaboração da Professora Manuela Cristina B. Pinheiro muito importante vejam: “As aulas do componente curricular integrador biologia, teve início de forma conceitual, trabalhou-se as ações antrópicas (ação do homem ao meio ambiente), destrinchando objetos de conhecimentos como: poluição do ar, água, solo, destacando: o que são, quais agentes causadores, quais consequências e quais possíveis soluções para minimizar o impacto ao meio ambiente.”
Caríssimos uma leitura muito importante é do método usado pelo Centro de Estadual de Educação Profissional no aprendizado, com relação a metodologia. O texto do Projeto é muito claro vejam: “Projeto em formato de oficinas com direcionamento metodológico baseado em aprendizagem baseada em projetos - ABP, que tem como foco o reaproveitamento do lixo eletroeletrônico, fazendo uso de metodologias ativas tornando o participante protagonista de seus protótipos idealizados, propondo métodos inovadores de ensino através de práticas laborais com grupos focais e/ou pares de alunos.”
Verifique caro leitor, que a ideia é o aluno ter autonomia e noção socioambiental coletiva e isso é muito bom, não é? E como diz o Projeto: “E assim possibilitando, o aprender a conhecer e o aprender a fazer, o aprender a conviver e que ao final esse aluno aprenda a ser, um cidadão, responsável, crítico e ativo nas questões ambientais.”
Nas considerações finais o Projeto nos aponta as vantagens dos desdobramentos positivos vejam:” Por fim, compreendemos que fazer incremento no processo de ensino e aprendizagem com projetos assim, pode levar o estudante a percepção de suas próprias habilidades ocultas e se sentirem mais ativos e capazes de produzir algo através de métodos, que para muitos são considerados inovadores. É importante ressaltar que este encontra-se em fase de desenvolvimento, sendo realizada até aqui a aplicação do conhecimento teórico e a construção prática de alguns exemplares que serão apresentados na culminância prevista para o mês de dezembro do corrente ano”
Aqui, neste momento do texto, queremos deixar a voz da discente que é a razão de todo o esforço:
“Com o reset, podemos construir várias novas coisas com o lixo eletroeletrônico que iria ser descartado de forma inadequada e que causaria grandes malefícios ao nosso planeta, com isso, me sinto lisonjeada em participar do reset e poder dizer que faço parte desse projeto tão bonito e importante. Contudo, esse projeto não somente vai ajudar o meio ambiente, como também no ensino aos alunos do CEEP Hélio Xavier de Vasconcelos, dando a oportunidade de gerar e utilizar da criatividade para um bem maior”.
-Caroline Galvão Vieira, aluna do 1° "C" do curso de informática, no CEEP Hélio Xavier de Vasconcelos, em Extremoz/RN.
Por causa do formato da coluna temos de fazer um agradecimento breve a todos que direta ou indiretamente contribuíram com esta coluna. Um fraterno abraço.
Para saber mais:
Site da TV Ponta Negra, https://tvpontanegra.op9.com.br/programa/noticias-da-manha-rn/sections/15825; Blog Tribuna do Norte, http://blog.tribunadonorte.com.br/heitorgregorio/reset-reaproveitando-o-lixo-eletronico-e-transformando-em-artes; Diário Potiguar, https://www.diariopotiguar.com.br/2019/11/reset-professor-de-extremoz-cria.html; Blog Lagoa do Vale, http://www.lagoanovadestaque.com.br/2019/11/professor-de-extremoz-desenvolve.html?m=1; Blog do Totinha, http://blogdototinha.blogspot.com/2019/11/reset-reaproveitando-o-lixo-eletronico.html; Blog Lenilson do Agreste, http://www.bloglenilsondoagreste.com.br/2019/11/professor-de-extremoz-desenvolve-projeto-reaproveitando-o-lixo-eletronico-e-transformando-em-artes; Blog de Canindé Santos, http://www.canindesantos.com.br/2019/11/professor-de-extremoz-desenvolve.html?m=1;
Blogo do BG, https://www.blogdobg.com.br/video-professor-na-grande-natal-desenvolve-projeto-reaproveitando-o-lixo-eletronico-e-transformando-em-artes; Blog Ceará-Mirim Livre, http://www.cearamirimlivre.com/2019/11/reaproveitando-o-lixo-eletronico-e.html?m=1; Blog Robson Cabugi, http://robsoncabugi.com.br/2019/11/25/reset-reaproveitando-o-lixo-eletronico-e-transformando-em-artes; Blog Natal Press, http://www.natalpress.com.br/site/cidadania/16422-professor-de-escola-pública-do-rn-desenvolve-projeto-de-reaproveitamento-de-lixo-eletrônico; Blog Vitrine do Oeste, https://vitrinedooeste.blogspot.com/2019/11/professor-de-extremoz-desenvolve.html; Blog por dentro do RN, https://pordentrodorn.com.br/2019/11/25/prof-lindemberg-expoe-os-riscos-do-lixo-eletronico; Blog Tribuna de Notícias, http://www.tribunadenoticias.com.br/2019/11/professor-de-extremoz-desenvolve_23.html; NO BLOG DE JOÃO MARIA FREIRE, https://blogdojoaofreire.blogspot.com.
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).