Professor Carlos Gomes

Especialista em Gestão Pública

11/10/2022 09h52

 

Escola e a Produção Científica

Você Precisa Conhecer o CEEPPLG Coding Club - C3

Como vão todos vocês? Hoje temos a grata satisfação de entrar no mundo da informática. Desta feita, nos encontramos no Centro Estadual de Educação Profissional Lurdinha Guerra em Nova Parnamirim na cidade de Parnamirim. O Centro tem como Diretor o Professor Doutor Rafael Bender Chagas Leite e Professoras Suellen Aline Teixeira dos Santos e Graziella Nonato de Tobias Duarte na coordenação pedagógica. Aqui no chão da Escola tem o Projeto de um Clube interessantíssimo que usa a dialética do saber que nada mais é do que entender da capacidade do ser pensante que aprende enquanto ensina. Uma Educação Colaborativa que respeita o saber alheio e a construção comum com liberdade no conhecimento computacional. Este é o CEEPPLG Coding Club – C3.

Então logo você pode me perguntar e daí Professor Carlos qual a justificativa deste Projeto? Como sempre eu deixo os protagonistas responderem pelo próprio Projeto que diz: “Vivemos na “era da informação”, o que significa que estamos sempre em contato com a tecnologia no nosso cotidiano. Com o passar do tempo, a tecnologia sempre tende a evoluir, fazendo com que coisas que usamos hoje possam cair em desuso amanhã, empregos que existem hoje poderão desaparecer amanhã. Com tantas mudanças acontecendo, é necessário desenvolver um pensamento lógico e criativo para se reinventar com os novos cenários que surgirão, além de possuir a capacidade de explorar e aprender coisas novas”.

Na sequência a justificativa do Projeto nos traz a busca de habilidades em aprender coisas novas de Mitchel Resnick com sua obra “Jardim de Infância de Infância para a Vida Vida Toda: Por uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos” que indica quatro passos: Projetos, Paixão, Pares e o Pensar brincando (Resnick, 2020, p.44). Segundo o texto da justificativa a prática pode-se encontrar na programação com a escrita de um código de computador no raciocínio lógico, na liberdade de criação de projetos dos próprios interesses, contribuindo assim com o pensamento criativo. E o texto continua com Steve Jobs, fundador da “Apple”, que disse: “Todos neste país deveriam aprender a programar um computador, pois isto nos ensina a pensar”. E o texto se encerra brilhantemente: Se queremos desenvolver pensadores criativos que sejam capazes de se reinventar em meio às mudanças do futuro, podemos começar aprendendo e ensinando a programar, que é um caminho divertido, mas também desafiador, que pode ajudar na criação de mentes criativas que criam e que estarão prontas para o amanhã. Perceba amigo leitor as dificuldades de aprendizagem, os alunos são oriundos do Ensino Remoto no entanto, estão demonstrando sua capacidade de resolutividade dos problemas. Desta forma, está mais do que justificado a criação do Clube você não acha?

Agora você leitor pode até me perguntar. Como tudo isso começou e como funciona a metodologia? A escrita do Projeto responde: “O clube foi iniciado no dia 5 de maio de 2022, com o apoio e orientação dos professores Joel de Oliveira Santos e Fabiano Henrique de Freitas Bezerra, especialistas em Tecnologia e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que fazem parte da nossa instituição. O clube ocorre duas vezes por semana no laboratório de informática, tendo 50 minutos de duração por encontro. Iniciamos os encontros utilizando o projetor para o ensino dos conteúdos referentes às linguagens de programação por meio de slides que produzimos. Em seguida temos um momento prático, onde damos liberdade e incentivamos os participantes a pôr em prática suas ideias criativas e resolução de problemas, auxiliando apenas no funcionamento do código e questões relacionadas. Os projetos são desenvolvidos por meio da plataforma Repl.it, pois ela permite salvar os projetos na nuvem e o compartilhamento deles entre os participantes, dando espaço para a criação de projetos em grupo. Quando o clube começou, abordamos a linguagem Scratch para introduzir os participantes à programação, por ser mais intuitiva e oferecer diversos recursos audiovisuais para a criação de projetos.

Também abordamos a linguagem C para auxiliar os alunos do 2° ano do curso de informática, pois estavam aprendendo C na matéria de Programação Estruturada e Orientada a Objetos (PEOO), e tinham dificuldade em entender seus conceitos e aplicação. Desde o mês de agosto, estamos trabalhando a linguagem de programação Python com os participantes, por ser uma linguagem fácil de entender e por ser amplamente utilizada por programadores”.

Então, caro leitor segue uma pergunta necessária que é: Aonde se quer chegar de uma maneira geral com o Projeto do Clube de Programação? O Projeto aborda que quer demonstrar como o ato de programar um computador contribui para o desenvolvimento de pensadores lógicos e criativos por incentivo do Clube de Programação. Neste contexto é necessário identificar quem e com qual função realiza este Projeto:

Começamos com os Professores Orientadores Joel de Oliveira Santos e Fabiano Henrique de Freitas Bezerra e discentes Marcela Silva Batista, 3º Ano, Informática é líder, Carlos Victor Florêncio de Araújo, 3º Ano, Vice-líder, Levy Fernandes Pereira, 3º Ano Informática, Suplente, Mateus Torres de Souza, 3º Ano Informática, Lucas Augusto Salviano Câmara, 3º Ano Informática, Everton Vinícius Silvestre de França 3º Ano, Informática, Kelven José da Silva Mendes 3º Ano Informática, Isac Alves de Paiva 3°Ano Informática, Gabriel Teixeira Felix 2ºAno Informática, João Victor Rodrigues da Silva 1°Ano Redes, Gabriel 1ºAno Redes, Victor 1ºAno Redes. Você leitor chegando até esse momento do texto poderia perguntar, e até agora o que foi feito? 

O Projeto responde que com a linguagem Scratch, foram realizados jogos e animações com o intuito de trabalhar com estruturas sequenciais; com a linguagem C, trabalhamos os comandos iniciais; No Python se desenvolveu melhor todas as estruturas principais e a aplicação de projetos baseado em minigames, problemas e aplicativos simples. Os principais projetos foram jogos simples e conhecidos por todos, como o “Pedra, papel e tesoura”, e o desenvolvimento de uma calculadora. E tem mais, o clube conseguiu ser inclusivo para toda a comunidade escolar, permitindo que alunos das primeiras, segundas e terceiras anos pudessem participar e aprender juntos. Conseguimos incluir aqueles que não possuíam muita experiência no uso de computadores, ajudando-os a desenvolver a digitação e o uso de algumas funções do computador.

Durante o desenvolvimento do clube, foram realizados questionários no Google Forms para saber o nível de satisfação das nossas reuniões e todas as respostas foram positivas. Também levamos em consideração as auto-avaliações dos participantes em relação à lógica de programação, que é foco do clube. Veja bem, além de auxiliar os alunos nas matérias da Base Técnica que estudam, também visamos ensinar para os interessados a linguagem vigente no clube. O pensamento lógico e estruturado é desenvolvido desde o início pois é necessário nas etapas seguintes da programação. Não somente na programação, mas no dia a dia, como é reconhecido nos 4 pilares do pensamento computacional: Abstração, onde simplificamos a complexidade do problema; Decomposição, onde dividimos os problemas em passos/etapas menores a serem realizadas; Reconhecimento de Padrões, quando verificamos a partir de problemas anteriores, situações semelhantes e se podemos usar resoluções antigas ou se teremos criar novas; e Pensamento Algoritmo, que trata-se de pensar sistematicamente. Assim, esperou-se que os alunos conseguissem desenvolver esse pensamento e também o aplicassem fora do clube, no cotidiano e em outras matérias do currículo escolar.

Neste Projeto caro leitor, o que parece pouco é muito quando se vê as dificuldades ultrapassadas por Alunos, Professores e Administração do CEEP Lurdinha Guerra. Logo estão todos de parabéns. Depois de várias informações, pedimos ao Professor Joel que tomasse depoimentos e eles estão logo abaixo:

 “Estou completando o primeiro ano do ensino médio, meu curso é de redes mas mesmo assim busquei me aprimorar, aí entrei no clube ‘CEEPPLG Coding Club - C3’ Com o propósito de aprender algum tipo de linguagem de programação. O melhor de tudo é que temos a aula em si e logo a prática, já aprendi a usar diversos recursos nas linguagens de programação, este clube é um bom avanço para aprendermos sobre programação do 0 ao 100!!! Recomendo muito, aprendi diversas coisas e tenho certeza que meus colegas também.” - João Victor (Aluno)

“O C3 foi a melhor forma que encontrei de evoluir na área de T.I, pois nele fomos mais introduzidos a linguagem de programação e capazes de aplicar tudo o que tinha sido ensinado até então pela escola. Além de que o clube ofereceu outra linguagem de programação que não era oferecida pela escola, contribuindo cada vez mais para o currículo do curso.” - Everton (Aluno).

“O Clube de Programação C3 tem sido um ambiente democrático para o desenvolvimento de atividades que auxiliam na formação dos alunos ao longo do ensino médio e para perspectivas futuras na área de tecnologia. Estou muito feliz e orgulhoso com o desenvolvimento das atividades e a colaboração entre os estudantes ao longo do projeto. Espero que novos projetos sejam desenvolvidos e que despertem os alunos para as diversas áreas de conhecimento.” - Joel (Prof. Orientador).

“O clube de programação traz a oportunidade de ver em prática as ações dos alunos do curso de informática da escola, poder transmitir os conhecimentos adquiridos para outros alunos, numa proposta inovadora. Oportunizando a todos os membros do clube poder expressar seus conhecimentos, podendo assim desenvolver novas habilidades e trazer novos integrantes a participarem.” - Fabiano (Prof. Orientador).

Perceberam como é interessante o formato do Clube de Programação do CEEP Lurdinha Guerra? Certamente o modelo poderá ser empregado em outras Instituições com as adaptações necessárias. Agora quero agradecer a Deus por me conceder o privilégio de pisar no chão da Escola e de maneira muito especial a gestão administrativa e a pedagógica que nos acolheram com muito respeito e empatia. Não podíamos deixar de agradecer também, os Professores Orientadores com seus alunos. Quero agradecer a Professora Sayonara Rego Fontes Coordenadora da Subcoordenação da Educação Profissional – SUEP da SEECRN por todo apoio concedido e a você meu caro leitor que separou o seu precioso tempo para leitura deste texto colaborativo.

Muito obrigado a todos.

Para saber mais acesse:

Registros do CEEPPLG Coding Club

@ceepcodingclub (Instagram)

 

 


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