Especialista em Gestão Pública
Escola e a Produção Científica
Começamos o texto de hoje falando da satisfação de continuar no Centro Estadual Hélio Xavier de Vasconcelos da cidade de Extremoz com um trabalho muito importante na escuta social e emocional do corpo discente da Instituição. Por tanto, o leitor vai perceber que está claro que não é apenas um Projeto para uma Escola mas, acima de tudo, uma reflexão de um exemplo para toda Rede de Ensino.
Professora Iara Rodrigues de Sousa, Professora do Projeto de Vida e História, graduada em Psicologia (UNP, 2020.1), pós graduada em Psicopedagogia Institucional (UCB, 2008) e licenciada em História (UERN, 2005) e de agora por diante Professora Iara nos diz:
“O CEEP Professor Hélio Xavier de Vasconcelos oferece à sua comunidade a modalidade de ensino médio técnico integral e integrado, nele, o currículo escolar é bastante diversificado e denso, associado a isso, há pressões de cobranças internas e externas que afetam nosso estudante diretamente o lado emocional gerando ansiedade e alguns conflitos inerentes ao processo de ensino aprendizagem e a convivência no âmbito escolar”.
Compreendendo esta realidade, o que a Escola promove para desenvolver uma escuta acolhedora ao corpo discente em fragilidade neste momento apresentado?
Continua a Professora Iara: “Nesse contexto, há na escola o laboratório de Projeto de Vida, que ocorrem as aulas que tratam de temáticas inerentes ao autoconhecimento, a (re)construção de valores éticos e morais, responsabilidade social e competências para o século XXI, campos da formação pessoal que requer imersão em reflexões sobre si, sobre o outro e sobre os contextos em que estão inseridos”
“Tais razões, fazem emergir sensações e emoções, que em alguns momentos, não são possíveis ser expostos em sala de aula no grupo geral e são direcionados para a sala denominada “O Cantinho”, realiza a oitiva desses estudantes, assim como a conciliação de conflitos por parte da coordenação pedagógica para estabilizar as emoções e, também, promover a cultura de paz no âmbito escolar”.
A Professora Iara define: “A estabilidade emocional e a boa convivência são essenciais para o bom rendimento escolar, por isso se fazer tão importante “O Cantinho. O trabalho realizado, fortalece os vínculos e direciona a harmonia entre os estudantes, que resulta em uma melhor convivência e aprendizagem”.
Meu amigo leitor, como é importante uma escuta adequada e competente ao estudante como se faz no CEEPHXV. Claro, aos educadores evidentemente também se faz necessária. E a pergunta que precisa de resposta, quem cuida do Educador que cuida dos educandos? Poderemos trabalhar este importante assunto em outro momento. Vamos aguardar.
Bem, e os estudantes o que acham desta oportunidade de escuta na Escola? Professora Renata nos enviou alguns depoimentos. Claro, no anonimato por questões de procedimento ético da ação no uso do espaço “O Cantinho”. Vejam:
“Foi de extrema importância ter um local mais reservado e seguro pra poder conseguir conversar com alguém que eu me sinta segura e consiga falar abertamente sobre a situação” (J. C. 17 anos)
“É muito importante saber que tem alguém pra conversar na escola, podendo evitar confusão desnecessária e conflitos internos. Sem contar, que os julgamentos, acabam ali mesmo, não espalhando para mais pessoas no conflito” (J. C. S. 16 anos)
“Ter um espaço que deixe a gente a vontade com uma pessoa que podemos confiar, nos deixa mais aliviada quando estamos com o emocional abalado. A professora Iara, nos deixa com a sensação de paz, o que acalma a gente” (A. S. 16 anos)
Perceba caro leitor, a preciosidade desta ação dentro do coração e nas mentes destes jovens. É a relação afetiva, é a relação de pertencimento tanto propalado e que tem muito de amor aos Professores, a Gestão, aos Funcionários, ao Espaço Físico que nos leva a memória por toda nossa vida. Por exemplo: Meu Grupo Escolar de Madeira do Jardim Esther na Zona Leste na cidade de São Paulo no início dos anos de 1970. Tinha árvores aonde coloquei o nome de minha namoradinha e o meu. E o Professor Gumercindo de Matemática que falava de civilidade além dos cálculos, minha Professora de Francês que eu era apaixonado. Poxa vida, nunca sairá da minha mente. Sim, um diretor brabo, qual o nome dele? Miguel Brabo um português que cuspia marimbondo, imagina só!.
Voltando e para saber mais sobre os estudos da Psicologia na Educação, existem nomes importantes como: Jean Piaget (1896-1980), Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934), Henri Wallon (1879-1962), Carl Rogers (1902-1987), Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), Abraham Maslow (1908-1970), Jerome Bruner (1915 - 2016), Albert Bandura (1925 - 2021) aos quais destacamos Piaget no construtivismo e Paulo Freire (1921 – 1997) no construtivismo crítico. Todos são teóricos de importância basilar, cada um com seu ponto de vista, no cuidado mais amplo no contexto social e ou proximal do discente na relação do indivíduo biológico e por aí vai. Muito interessante este conhecimento amigo leitor..
Agora chegou o momento de agradecer a todos que de maneira direta ou indireta contribuíram com este trabalho coletivo de divulgação das ações da Iniciação Científica – IC da Escola Pública no Rio Grande do Norte. Vamos começar os agradecimentos pela Gestão com a Professora Rejane Freitas de Miranda - . Graduada em Letras pela UFRN, mestre em educação e doutoranda em educação integral a Professora Ádila de Lima Ferreira Medeiros, Vice-gestora, Pedagoga e Mestra em Tecnologias Educacionais. Agradecemos ao Coordenador Financeiro Professor Francisco Eduardo Soare, Licenciado em Matemática. Um agradecimento especial a Professora Renata Gomes Marques da Silva Souza Coordenadora pedagógica e a co – autora do texto Professora Iara Rodrigues de Sousa e do Projeto de vida e história com o espaço “O Cantinho”. E finalizando nossos agradecimentos pelo apoio inicial com os contatos Professor Lindemberg Fabricio Caridade: Autor, criador e coordenador do projeto RESET - Professor e Profissional de Tecnologia da Informação do Eixo Tecnológico da Educação Profissional e Técnica – EPT do RN, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais - PPgITE do IMD/UFRN; Bacharel e Licenciado em Sistemas de Informação; Licenciado em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica; Licenciado em Pedagogia.
Um abraço fraterno a todos com votos de um Natal com o Menino Jesus Vivo e Eterno, com Sua Mãe Santíssima e Seu Pai na terra que soube ouvir os Anjos para compreender a vinda de Nosso Salvador oriundo do Supremo Bem. Paz e Bem!
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).