Professor Carlos Gomes

27/09/2022 08h58

 

Escola e a Produção Científica

O que o Walfredo tem?

Queridos leitores estamos novamente com uma rica oportunidade de estarmos no sagrado chão da Escola. Desta feita, estamos na Escola Estadual de Tempo Integral Walfredo Gurgel localizada no Conjunto Habitacional da Candelária em Natal capital do Estado do Rio Grande do Norte. Para começarmos nossa conversa de hoje quero lhe dizer caro leitor, acredito sempre que a sociedade se faz perguntas que ela mesma tem o direito, o dever e a necessidade de informações para responde-las. As perguntas entre muitas outras são: O que é que a Escola faz? O que é que Escola tem para oferecer à sociedade? O que parece uma resposta lógica e fácil não é bem assim.

Por isso e com dedicação, queremos oferecer pontes, como nossa contribuição nesta coluna, para que a sociedade construa as possibilidades de se informar e saber sobre o que a Escola Pública faz para além do noticiário policial e do preconceito. Sendo assim, vamos responder na coluna de hoje, em parte, a pergunta do título. Amigo leitor você já se imaginou que caminhando poderá acontecer a produção de Energia Sustentável? Você já se viu ajudando com a técnica da hidroponia  a diminuir a fome no mundo? E fazer um protótipo que é um aquecedor solar de água sustentável para limpar ordenhadeiras na pecuária leiteira, você acha importante? Pois bem, estes são apenas três projetos de muitos que a Escola Walfredo Gurgel tem como resultados dos Textos de Conclusão de Curso dos alunos da Escola. Então, agora vamos aos projetos e seus executores:

O primeiro projeto é o Tapete Piezoelétrico gerador de Energia em que o Professor Glauco explica:

“O objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso é investigar a eficiência da energia mecânica e potencial da energia limpa para utilização em escolas auto sustentáveis. A partir do desenvolvimento dos protótipos para geração de energia piezoelétrica (piezeletricidade direita é a conversão da energia mecânica em energia elétrica, através do efeito piezoelétrico, onde com uma deformação sobre o material, ocorre uma geração de diferençal de potência, muito usado em relógios de pulso, transdutores) sendo desenvolvido pisos de madeira com pastilhas piezoelétricas que a partir dos passos que gerarão energia elétrica de forma limpa e renovável”.

Imagine amigo leitor, este sistema de geração de energia substituindo a energia elétrica de sua casa. Perceba, cada piso se transformando em autogerador de energia da própria casa, shopping, escolas, fábricas, etc. Surpreendente não é mesmo? Para o Walfredo não é surpresa e sim, pura possibilidade.

Amigo leitor o próximo projeto trata do Sistema de hidroponia com energia eólica e solar. Mais uma vez Professor Glauco comenta: “A hidroponia é uma técnica de cultivo que não necessita do solo para a fertilização e vida das plantas. O sistema necessita da eletricidade para o bombeamento de água. Dito isto, o presente sistema consiste em utilizar de forma híbrida as fontes naturais (solar e eólica) para produção de energia elétrica. Será aplicada a técnica de fluxo laminar caso haja uma interrupção no bombeamento para que as plantas não sejam prejudicadas”. Caro leitor, para que tenha uma ideia da situação da fome hoje, trouxe para você algumas informações atualizadas da Revista Exame.

Carolina Riveira

Publicado em 06/07/2022.

A fome aumentou em todo o mundo nos últimos dois anos, e a situação não está perto de melhorar, aponta novo relatório de braços de agricultura, alimentação e saúde da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta quarta-feira, 6. Entre 702 e 828 milhões de pessoas foram afetadas pela fome no mundo em 2021, segundo o estudo. "São números deprimentes para a humanidade. Continuamos nos afastando da nossa meta de acabar com a fome até 2030", disse em nota o Presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Gilbert F. Houngbo.

No Brasil, o número de pessoas em insegurança alimentar grave (que inclui situações de fome) supera 15 milhões de pessoas. No índice de subalimentação da ONU, anteriormente usado para calcular o "Mapa da Fome", o Brasil chegou a seu pior cenário desde 2010.

Os índices de fome devem seguir altos nos próximos anos com a guerra na Ucrânia e a inflação global, e a ONU aponta que são necessárias políticas para baratear alimentos saudáveis e ampliar o acesso a eles. Acesse: https://exame.com/mundo/fome-brasil-mundo-2022/

 

Pelo visto acima, a situação não está para ficar esperando um futuro melhor sem mover uma pena e sim abrir os olhos e a mente para agir. Justamente é o que a Escola Estadual Walfredo Gurgel demonstra que faz.

 

E o último e necessário Projeto é sobre a Energia Solar Térmica na limpeza da Ordenhadeira. O Professor Glauco explica também esse projeto:  

“O presente trabalho apresenta a caracterização de uma ordenhadeira solar térmica com a finalidade de limpeza Clean in Place (CIP) - limpeza local,onde ocorre a limpeza por circulação através do uso do calor do sol diretamente para aquecer outros meios, aproveitando tubos a vácuo a fim de realizar a captação e transferir o calor para um meio líquido, a água.  Utilizando esta  para  limpeza dos equipamentos da ordenhadeira que entra em contato com o leite das vacas.

Com a finalidade de que a limpeza e desinfecção não aumente a carga microbiana responsável pela baixa qualidade do leite, após a ordenha.Os benefícios da Ordenhadeira Solar são a produção de energia mais limpa, que a gerada por grande parte do sistema de energia do país que em geral trabalha com biocombustíveis, petróleo, carvão mineral, gás natural e energia nuclear, e também a utilização de materiais recicláveis como garrafas PET e embalagens de longa vida quem  sendo reutilizados na construção da Ordenhadeira reduzem o impacto ambiental e geram mais consciência ecológica na reciclagem de materiais”. Veja caro leitor a importância deste projeto. Tem uma relevância tal, que a ideia atraiu a atenção de expositores da Festa do boi e que procuraram os professores e os alunos para saberem mais sobre o protótipo.

Agora amigos é o momento de agradecer ao Professor Glauco e o Professor Daniel que trabalharam com os alunos na preparação do TCC como também, ao Professor Ricardo que acompanhou os alunos na metodologia empregada em semestre anterior. Agradecemos também os discentes do Projeto Tapete Piezoelétrico: Mariana e Asaph, do Projeto de Hidroponia: Isabel e Guivanni e o Projeto de Energia Solar Térmica na Ordenhadeira: Maria Yasmin, Maria Eduarda e Rebeca. Agradecemos também a administração da Escola e o apoio pedagógico que nos receberam muito bem. Como sempre agradecemos  a Professora Sayonara Subcoordenadora de Educação Profissional- SUEP. Muito obrigado.

Bom, agora deixo vocês com o desejo da construção solidária do conhecimento no pensamento de Maria Montessori: “Todos falam de paz, mas ninguém educa para a paz. As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educamos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, neste dia estaremos educando para a paz”. Um abraço fraterno e até a próxima com a Graça de Deus.

 


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