Professor Carlos Gomes

08/11/2022 12h25
 

Descobertas da Iniciação Científica na Escola

Meu caro leitor, hoje vamos discorrer sobre as impressões ao longo dos 10 textos da Coluna: Escola e a Produção Científica sobre a Iniciação Científica na Educação Básica, de agora por diante IC/EB e as descobertas interessantíssimas dentro do contexto escolar. É sabido das iniciativas ao longo do tempo das inúmeras Feiras de Ciências existentes dentro e fora do país. De certa forma, me chama atenção, aqui na proximidade, uma certa falta de sistematização e continuidade dos processos educacionais que leva ao esquecimento do que é feito nas inúmeras exposições em termos de IC/EB. Deste momento em diante vamos caminhar por instituições que nos presentearam com seus experimentos. Muitos, estiveram no I Congresso de Iniciação Científica da Educação Básica do RN e que estão na publicação do livro Pesquisa na Educação Básica, Um Novo Olhar para a Educação das Desigualdades da Editora Off7 de 2018.

Desta forma, trouxemos a Escola Estadual Raimundo Silvino da Costa – EERSC, da cidade de São José do Seridó com a ATIVIDADE DE CAMPO EM GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: PESQUISA PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE BUGANVÍLIA. Aqui temos a importância da cobertura vegetal no semi – árido em que existe o risco da desertificação já detectada. Outro momento foi concedido o privilégio de estar com o Projeto A HIDROPONIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E EMPREENDEDORA, na Escola Estadual Berilo Wanderley, localizada no Bairro de Neópolis da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A coordenação do experimento na escola está assinada por Professor Everton da Silva Brito, Professor/Docente Esp. de Geogra¬fia, e colaboração do Professor José Emerson Fernandes de Oliveira Professor/Docente Ms. do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy. A hidroponia deu suporte a uma série de procedimentos quanto a sustentabilidade dentro e fora da escola.

Temos o prazer de contar com Professor Ms Silenildo Rafael Lopes e seus alunos da Escola Estadual Maurício Freire da cidade de São Paulo do Potengi. Neste estudo há uma preocupação com o Rio Potengi e a degradação existente.

Outro Projeto interessante foi o Monitorando a Cochonilha de Escama (Dactilópius Coccus) na Plantação da Palma (Opuntia Cohenillefera) através de um bioinseticida a base de Liamba (Vitexagnus Castus) do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa da cidade de Mossoró – CEEP-PFAP. Este Projeto se revela a sua importância por causa do prejuízo causado pela praga da Cochonilha e a solução que o bioinseticida trouxe na sua aplicação no combate a praga.

Outra Iniciação Científica importante. Desta vez, foi o Projeto EMPRESA JÚNIOR DE GESTÃO DE PAPEL: EXPERIÊNCIA DE INCUBADORA NO CEEP CEARÁ MIRIM/RN do Centro Estadual de Educação Pro¬fissional Ruy Antunes Pereira – CEEP da cidade de Ceará-Mirim. A coordenação ficou a cargo de Suzete Câmara da Silva Figueiredo Mestre em Geografia (UFRN), Docente pesquisadora do Centro Estadual de Educação Profissional Ruy Antunes Pereira – CEEP e João Correia Saraiva Júnior Mestre em Geografia¬ a (UFC), Docente pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN O Projeto focou na Gestão de insumos, Reciclagem e Empreendedorismo.

O trabalho científico muito interessante do Professor Alterly Mikael Monte Rezende, Mestre em Ensino (PPGE/UERN), docente da Escola Municipal Camila de Léllis (EMCL) e do Evolução Unidade de Ensino (EUE), e do trabalho precioso de comunicação do professor Evaristo Neto, professor de Língua Portuguesa e respectivas literaturas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que com os seus discentes protagonizaram e até hoje realizam projetos de importância ímpar.

O Projeto PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL: UTILIZAÇÃO DO AMIDO DA BATATA COMO MATÉRIA PRIMA, com o Professor Altery e suas discentes pesquisadoras da Escola Municipal Camila de Léllis – EMCL. Professor Alterly resume o Projeto: “O trabalho apresenta a produção de um bioplástico a partir de uma matéria prima natural encontrada na batata, o amido".

E temos ainda a Escola Estadual de Tempo Integral Walfredo Gurgel localizada no Conjunto Habitacional da Candelária em Natal capital do Estado do Rio Grande do Norte. O primeiro projeto é o Tapete Piezoelétrico gerador de Energia, você pisa no chão e produz energia. O segundo Projeto Sistema de hidroponia com energia eólica e solar sistema autônomo e sustentável também muito importante. E o terceiro  Projeto sobre a Energia Solar Térmica na limpeza da Ordenhadeira protótipo que chamou atenção dos pecuaristas na Festa do Boi. Professor Glauco, Professor Daniel e Professor Ricardo trabalham nos projetos

Para finalizar temos o CEEPPLG Coding Club - C3 que é um clube criado pelos alunos que atua do 1º ao 3º ano no apoio ao conhecimento no curso de Programação e de Redes, quem coordena são os professores Joel de Oliveira Santos e Fabiano Henrique de Freitas Bezerra, especialistas em Tecnologia e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas fazem parte da instituição. O clube ocorre duas vezes por semana no laboratório de informática, tendo 50 minutos de duração por encontro.

Veja amigo leitor que nas Escolas as disciplinas eletivas, as notas por participação, as avaliação dos projetos em si sempre tem a somatória de outros critérios para passar de uma etapa para outra nos níveis de aprendizado no entanto, o que parece infelizmente, é a pouca implementação de um perfil de descobertas e ou procedimentos científicos para concretizar os Projetos de forma contínua , ou pelo menos, apontar para uma direção próxima de concretização dos Projetos e seus benefícios reais à sociedade de uma forma institucionalizada. Vocês me permitam uma colocação simples aqui. Como algo que é necessário a sociedade se fixa no tempo quando não se preserva e comunica a sua importância e utilidade aplicada?

Desculpe a franqueza amigo leitor, não tem como se fixar e muito menos se desenvolver. Neste contexto a IC/EB, ao meu ver, precisa avançar entrelaçando como uma Rede às necessidades de quem consegue minimamente produzir Projetos importantes com suportes para o desenvolvimento da IC/EB. Construir a  sustentação de Projetos com condicionantes econômicos, com estratégias de comunicação , de formação e avaliação do processo de produção dos experimentos científicos se impõe como necessidade. Vejam que nas poucas abordagens percebemos o grau de importância de cada projeto, seja na sustentabilidade, inovação tecnológica e alternativas técnicas com protótipos simples que dão conta de suprir necessidades urgentes nas cidades, no campo e para todo planeta ou para robustecer a criatividade científica e dar vigor a importância da Escola junto a sociedade tudo é relevante. Projetos que “servem” para o Trabalho de Conclusão de Curso ou em outro contexto devem contribuir no desenvolvimento da humanidade. Claro, se forem apoiados e estruturados para esta finalidade nobre.

Caro leitor, veja a diversidade dos temas e a extrema necessidade de Projetos como estes estarem na pauta de continuidade para além da IC/EB. De tal forma, que o poder público não pode se abster de sua presença no apoio e sistematização de uma proposta que assegure a implementação dos Projetos de forma contínua. No próximo texto teremos outros exemplos para avivar a memória da sociedade sobre o que a Escola faz na sua Iniciação Científica. Por fim como não pode faltar, quero agradecer a Deus primeiramente e depois a todos de uma maneira direta ou não contribuíram com este trabalho. A todos muito obrigado.

 


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