Fábio de Oliveira

10/01/2023 09h54
 

Pomba Gira falou, tá falado!

 

Muitas são as pessoas que em muitas das ocasiões da vida dizem sim para tudo, mesmo não correspondendo as suas realidades e aos seus limites, a ponto de até mesmo se colocarem em último lugar para agradar as pessoas. No fundo, sabendo que isso vai trazer danos e atrasos constantes no decorrer da vida, então por que aceitar?

Não venho trazer nas linhas desse texto, uma fórmula de medir quando e para quem é preciso dizer sim ou não. Até porque, trata-se de uma questão bem peculiar a cada um(a) de nós, não é mesmo? No entanto, é possível sim, termos um olhar sensível para nós mesmos e não integralmente para os outres. Esse olhar, é uma linha tênue de compreensão entre autocuidado e egoísmo que precisamos estar atentes.

Quando não deixamos para último plano, no pior das hipóteses, abandonamos nossas escolhas. Dessa forma, um altruísmo doentio instala-se dentro de nós. A maioria das pessoas nutrem uma sensação de culpa a um não respondido e isso não tem nada a ver com ser egoísta.

Certa vez, as palavras da Pomba Gira da Mata trouxeram outros olhares e o despertar de novos caminhos sobre autocuidado - aprenda a dizer não de uma vez por todas! Você não tem obrigação de acolher a todes dizendo sim para tudo, se priorize e olhe para si. Dizer não para o seu bem é libertador!

É justamente sobre esse autocuidado que a Pomba Gira vem aconselhar, que muitas vezes esquecemos de termos conosco em detrimento às outras pessoas. A maioria destas, acabam se aproveitando em chantagens emocionais. Quando um não entra em cena, rompe com essas dinâmicas de relações, pois as pessoas ao seu redor já se acostumaram com isso.

Quantas foram e são as vezes que nos prejudicamos por causa dos outres? Por simplesmente não olharmos para nós mesmos alimentando assim, um medo de frustrar as expectativas de pessoas. A importância talvez só pendesse para um dos lados da balança que não o seu.

A pessoa legal por dizer sim para tudo, acaba sendo a chata quando reconhece seu amor próprio. Isso se torna um auto boicote que precisamos parar de domesticar dentro de nós. Pessoas altruístas demais não são culpadas por isso, mas uma sociedade cada vez mais tóxica que exige disponibilidades.

Não somente a Pomba Gira das Matas, dona também dos meus caminhos, mas todas elas acolhem, nós relés mortais, que insistimos nos mesmos erros. De forma assertiva, vem nos acolher com orientações.

Mojubá!

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).

 

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).